você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Curso Gratuito sobre Expressões Regulares, com o Prof.  Julio Neves

Backup da MBR (Master Boot Record) com o comando dd

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 16 de Janeiro de 2004

O MBR (Master Boot Record) é a informação, no primeiro setor de um disco rígido ou disquete, que identifica como e onde está localizado o sistema operacional, de modo a que possa ser carregado pelo computador (boot). Adicionalmente, o MBR contém informações de particionamento do disco rígido (Master Partition Table). Finalmente, a MBR também inclui um programa que lê o setor de boot da partição que contém o sistema operacional que será carregado na memória do sistema (e por ai vai).

De tudo isto, deduzimos facilmente que a MBR contém informações muito importantes para o funcionamento do sistema. Ter uma cópia desta informação é muito importante, mas quase ninguém se lembra disto.

É importante, em procedimentos de backup, guardar uma cópia do MBR (Master Boot Record), para facilitar a recuperação de todas as informações nele contidas.

Este backup, em sistemas *nix, pode ser realizado com o seguinte comando:

 dd if=/dev/hda of=mbr.backup bs=512 count=1

Para restaurar:

$ sudo dd if=mbr-backup of=/dev/hda bs=512 count=1

Como a tabela de partições ocupa os últimos 66 bytes da MBR, caso se queira preservar esta informação, podemos variar a sintaxe do comando dd:

<pre class=comandos>$ sudo dd if=mbr-backup of=/dev/hda bs=446 count=1</pre>

A identificação do disco neste exemplo, /dev/hda, pode variar. Discos SCSI, por exemplo, são identificados por /dev/sdX, onde X pode ser a, b, etc.

É claro que uma estratégia de backup vai muito além de se salvar a MBR.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida