© Rubens Queiroz de Almeida
Para aprender inglês, estude português. Esta é mais uma ideia controversa, mas muito verdadeira. Para explicar isto, vou contar uma experiência que tive em um programa de formação para aprendizado da língua inglesa. Como não podia deixar de ser, uma das principais atividades do curso era a leitura de textos. Eu procurei incluir textos de diversas áreas, tentando contemplar o maior número de pessoas.
Um destes textos era sobre tecnologia da informação, assunto que gosto muito. Pensei que o assunto também seria atraente para os alunos. Infelizmente não foi o que ocorreu. Baixou uma tristeza geral, os alunos não conseguiram entender quase nada do texto. Em outra oportunidade, o texto apresentado foi sobre a origem do futebol no Brasil e no mundo. Impressionante a alegria dos alunos, foi uma animação enorme. Responderam às perguntas com facilidade e discutiram muito o texto, acrescentando experiências pessoais, brincadeiras, etc.
Em termos de complexidade do vocabulário, os dois textos eram semelhantes, mas não os conceitos. O texto sobre tecnologia da informação abordava assuntos que eram desconhecidos dos alunos e por esta razão, a dificuldade foi maior. Já o texto sobre futebol, nem preciso comentar, qualquer pessoa no Brasil tem familiaridade com o assunto.
O que ocorreu aqui? Quando conhecemos o assunto, podemos inferir mais facilmente o significado geral. Em toda e qualquer leitura, a compreensão sempre depende daquilo que trazemos para o texto, o nosso conhecimento prévio. Este conhecimento nos ajuda a descobrir o significado das palavras e compreender o significado geral do texto, mesmo em uma língua estrangeira.
Os conhecimentos que adquirimos em nosso próprio idioma nos ajudam muito a aprender idiomas estrangeiros, pois o objetivo de qualquer língua é transmitir conhecimento e informações. Se estamos familiarizados com o assunto a tarefa fica muito mais simples.
Os benefícios da leitura são diversos e vão muito além do aprendizado da língua inglesa. As suas interações com outras pessoas ficarão mais ricas, você se tornará uma pessoa mais interessante, sua escrita será mais fluente e correta. Uma pessoa que desenvolva estas habilidades terá mais oportunidades de progressão na carreira e consequentemente, mais dinheiro no bolso. Pense nisso 😊
Leia sempre e leia muito. Aproveite todas as oportunidades para ler e aprender. Aprender é uma necessidade inata dos seres humanos e temos muito a ganhar com isto.
Para concluir: para aprender inglês, leia também muito em português 😊
Realmente, o conhecimento prévio de um determinado assunto faz toda a diferença quando se trata de entender a língua que se está aprendendo. Já experimentei isso em diversas situações, muitas vezes em assuntos até um pouco complexo. Mas, pelo fator de eu já ter uma boa noção do mesmo na minha própria língua, a coisa fluía e continua fluindo melhor.