Crédito da Imagem: Luca Rüegg on Unsplash
A série Away da Netflix, retrata uma expedição a Marte com cinco astronautas, de diferentes países. A astronauta chinesa, Lu, tem dificuldades para aprender inglês, pensa que não conseguirá e isto poderá inviabilizar sua permanência na missão a Marte. No terceiro episódio, por volta dos 11m30s, Lu vai a um bar de karaokê com sua amiga Mei. Mei fala um inglês impecável e diz a Lu que o segredo do aprendizado era cantar as músicas no bar. Mei diz também a Lu:
“Para aprender um idioma, tem que ser destemida, tem que se soltar, e arriscar passar vergonha.”
Ao que parece, a dificuldade da astronauta para aprender inglês estava ligada ao seu medo de se arriscar, de parecer vulnerável. Eu abordei este assunto anteriormente no artigo O Efeito Holofote, conhecido também como Spotlight Effect. De forma resumida, o efeito holofote trata do receio que temos de nos expor, pois pensamos que todos estão olhando para nós.
Mas não é que já existem pesquisas sobre isto? No livro Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth and Happiness, de autoria de Richard H. Thaler e Cass R. Sunsteinr, na página 61, é descrito um experimento para provar este efeito. O experimento consistia em pedir a estudantes que usassem uma camiseta com o rosto do cantor Barry Manillow estampado na frente de forma bastante proeminente. Perguntava-se então aos estudantes que indicassem quantas das pessoas em uma sala conseguiriam identificar o personagem estampado na camiseta. Em média, eles disseram que 46% das pessoas identificariam o rosto estampado na camiseta. O número real é bem menor, apenas 21% conseguiram identificar o rosto.
Então, a boa notícia é que poucas pessoas estão prestando atenção ao que você faz. E você sabe porque? Porque elas estão preocupadas pensando que todo mundo está olhando para elas 😉
Finalmente, se você não quiser perder a oportunidade de viajar para Marte, pare de sentir vergonha e comece a cantar a plenos pulmões!