© Rubens Queiroz de Almeida
A teoria do “comprehensible input” de Stephen Krashen é uma das mais influentes no campo da aquisição de segunda língua. Krashen argumenta que a aquisição da língua ocorre quando a pessoa é exposta a uma mensagem compreensível e desafiadora, ou seja, um “input” que é um pouco além do seu nível atual de compreensão, mas ainda assim pode ser entendido com um esforço mínimo.
Essa teoria parte do pressuposto de que a aquisição de uma língua não é um processo consciente e que o aprendizado de regras gramaticais e vocabulário não é suficiente para se tornar fluente em uma língua. Segundo Krashen, a aquisição da língua acontece quando o foco está na compreensão da mensagem, e não na forma correta de dizer as coisas.
De acordo com Krashen, há duas formas de adquirir a língua: a aquisição e o aprendizado. A aquisição é um processo natural que ocorre quando a pessoa está exposta a um “input” compreensível e desafiador, enquanto o aprendizado é um processo consciente que envolve o estudo das regras gramaticais e do vocabulário.
A aquisição é mais eficaz do que o aprendizado, pois é um processo mais natural e menos estressante. A aquisição também leva à produção espontânea e fluente da língua, enquanto o aprendizado pode levar a uma fala mais hesitante e gramaticalmente correta, mas menos natural.
Segundo Krashen, há três condições necessárias para que a aquisição da língua ocorra:
- Compreensibilidade: o “input” deve ser compreensível, ou seja, a pessoa deve ser capaz de entender a mensagem que está sendo transmitida.
- Interação: a aquisição da língua é mais eficaz quando há uma interação entre a pessoa que está adquirindo a língua e a pessoa que está transmitindo a mensagem. Isso permite que a pessoa se concentre na mensagem, em vez de se preocupar em produzir a língua corretamente.
- Foco na mensagem: a aquisição da língua é mais eficaz quando o foco está na compreensão da mensagem, e não na forma correta de dizer as coisas.
Krashen também argumenta que o “input” deve ser desafiador, mas não excessivamente difícil. Se o “input” for muito difícil, a pessoa pode se sentir frustrada e desencorajada, enquanto se for muito fácil, a pessoa não será desafiada e não haverá progresso na aquisição da língua.
A teoria do “comprehensible input” tem implicações importantes para o ensino de línguas. Segundo Krashen, o papel do professor é fornecer um “input” compreensível e desafiador para os alunos. Isso pode ser feito através de atividades de compreensão oral, leitura, conversação e até mesmo através de materiais autênticos, como filmes e músicas.
O professor também deve incentivar a interação entre os alunos, pois isso permite que eles pratiquem a compreensão e produção da língua em um contexto significativo e autêntico. Além disso, o professor deve encorajar a participação ativa dos alunos na aula, estimulando perguntas e comentários relevantes à mensagem transmitida.
Outra implicação da teoria do “comprehensible input” é que o ensino da gramática e do vocabulário deve ser integrado ao “input” compreensível e desafiador. Isso significa que o ensino da gramática e do vocabulário não deve ser um fim em si mesmo, mas deve ser uma ferramenta para ajudar a compreender a mensagem transmitida.
Krashen também argumenta que o feedback corretivo sobre erros gramaticais deve ser evitado durante a aquisição da língua. Ele defende que o feedback corretivo pode ser estressante e desencorajador para o aluno, e pode levar à hesitação na produção da língua. Em vez disso, o professor deve fornecer um ambiente seguro e encorajador para que os alunos possam praticar a língua livremente, sem medo de cometer erros.
Em resumo, a teoria do “comprehensible input” de Stephen Krashen argumenta que a aquisição da língua ocorre quando a pessoa é exposta a um “input” compreensível e desafiador, e que o ensino da língua deve se concentrar na compreensão da mensagem, em vez de se preocupar com a forma correta de dizer as coisas. Essa teoria tem implicações importantes para o ensino de línguas, incluindo o fornecimento de um ambiente seguro e encorajador para os alunos praticarem a língua, a integração do ensino da gramática e do vocabulário ao “input” compreensível e desafiador, e a promoção da interação entre os alunos durante a aula.
Stephen Krashen é um renomado linguista e teórico da aquisição de línguas, nascido em 1941 nos Estados Unidos. É professor emérito de Linguística na Universidade do Sul da Califórnia e é conhecido por suas teorias inovadoras sobre como as pessoas adquirem uma segunda língua. Krashen é autor de diversos livros e artigos acadêmicos, incluindo “The Input Hypothesis” e “Principles and Practice in Second Language Acquisition“. Krashen é uma figura influente no campo da linguística aplicada e tem sido amplamente reconhecido por suas contribuições para a teoria e prática do ensino de línguas. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Kenneth W. Mildenberger Prize em 1982 e o Paul Pimsleur Award for Research in Language Pedagogy em 2003.
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