© Rubens Queiroz de Almeida
A leitura extensiva, frequentemente chamada de leitura livre e voluntária, é uma ferramenta poderosa no aprendizado do inglês como segunda língua. Diferente da leitura intensiva, que se concentra em textos curtos e compreensão detalhada, a leitura extensiva enfatiza a leitura de grandes quantidades de material para compreensão geral e prazer. Essa abordagem oferece inúmeros benefícios que melhoram significativamente a aquisição do idioma.
Um dos benefícios mais notáveis da leitura extensiva é a expansão natural do vocabulário. Ao se envolver com uma variedade de textos, os alunos são expostos a novas palavras e frases em contexto. Essa exposição repetida ajuda na compreensão de significados e nuances, permitindo que os alunos adquiram vocabulário de maneira mais orgânica e o retenham de forma mais eficaz do que através da memorização mecânica. Estudos, como o realizado por Horst (2005), mostram que a leitura extensiva pode aumentar significativamente o vocabulário dos alunos.
A leitura extensiva também ajuda a melhorar as habilidades gerais de compreensão de leitura. À medida que os alunos leem mais, eles se familiarizam com diferentes estruturas de frases e tipos de texto. Essa familiaridade auxilia em uma compreensão mais rápida e eficiente, permitindo que os alunos apreendam as ideias principais e os detalhes de novos textos com mais facilidade. Um estudo de Renandya e Jacobs (2002) destaca como a leitura extensiva melhora a compreensão de leitura através da exposição contínua ao idioma.
Além disso, a leitura extensiva em inglês ajuda os alunos a desenvolverem fluência. Ao encontrarem diferentes estilos de escrita e gêneros, eles aprendem a ler mais rapidamente e com maior confiança. Essa fluência se estende além da leitura, pois também contribui para melhores habilidades de fala e escrita, permitindo que os alunos se expressem de maneira mais fluida e precisa. Uma pesquisa de Beglar e Hunt (2014) apoia essa ideia, mostrando que a leitura extensiva pode melhorar a fluência em leitura e escrita.
Através da leitura extensiva, os alunos também ganham insights sobre os contextos culturais em que o idioma é usado. Ao ler romances, jornais e diversos conteúdos online, os alunos podem entender melhor referências culturais, expressões idiomáticas e normas sociais, enriquecendo sua experiência geral de aprendizado de idiomas. Day e Bamford (1998) discutem como a leitura extensiva pode aumentar a consciência cultural e a compreensão intercultural.
Quando os alunos escolhem materiais que lhes interessam, a leitura se torna uma atividade prazerosa em vez de uma obrigação. Esse prazer promove uma atitude positiva em relação ao aprendizado e aumenta a motivação. À medida que os alunos veem suas habilidades linguísticas melhorarem, tornam-se mais confiantes e ansiosos para continuar lendo e aprendendo. A pesquisa de Krashen (2004) sugere que a motivação e o prazer na leitura são fatores cruciais para o sucesso no aprendizado de línguas.
A leitura extensiva também incentiva os alunos a pensarem criticamente sobre os textos que leem. Eles aprendem a fazer inferências, tirar conclusões e avaliar as informações apresentadas. Essas habilidades são cruciais não apenas para o aprendizado de idiomas, mas também para o sucesso acadêmico e profissional.
Finalmente, a leitura extensiva promove a autonomia do aluno. Ao selecionar seus próprios materiais de leitura, os alunos assumem o controle de sua jornada de aprendizado. Essa autonomia incentiva o aprendizado autodirigido e ajuda os alunos a desenvolverem um hábito de leitura ao longo da vida, que continuamente apoia seu desenvolvimento linguístico.
Em conclusão, a leitura extensiva é uma prática altamente benéfica para alunos de inglês como segunda língua. Ela não apenas melhora o vocabulário e a compreensão, mas também promove fluência, consciência cultural e pensamento crítico. Ao tornar a leitura uma atividade agradável e autodirigida, os alunos têm mais chances de sucesso em seus esforços de aprendizado de idiomas.
Além disso, a prática regular da leitura extensiva prepara os alunos para enfrentar textos mais complexos e desafiadores no futuro. À medida que sua confiança e competência aumentam, eles se sentem mais confortáveis explorando uma gama mais ampla de gêneros e tópicos, o que, por sua vez, enriquece seu conhecimento geral e compreensão do mundo. A leitura extensiva não é apenas uma técnica de aprendizado; é uma porta de entrada para uma experiência de aprendizado mais rica e satisfatória. Com o apoio de pesquisas acadêmicas e evidências empíricas, fica claro que integrar a leitura extensiva no estudo do inglês como segunda língua é uma estratégia eficaz e valiosa para qualquer aprendiz dedicado.
De forma resumida, leia muito, leia por prazer, e sua fluência na língua inglesa virá como resultado de um processo agradável e altamente motivante.
Muito sucesso para você 😊
Referências
- Horst, M. (2005). Learning L2 vocabulary through extensive reading: A measurement study. Canadian modern language review, 61(3), 355-382.
- Ng, Q. R., Renandya, W. A., & Chong, M. Y. C. (2019). Extensive Reading: Theory, Research and Implementation. TEFLIN Journal: A Publication on the Teaching & Learning of English, 30(2).
- BEGLAR, D. (2013). A Broad Conceptualization of Assessing Extensive Reading (JLTA 2012 Keynote Speech). JLTA Journal, 16, 1-13.
- Bamford, J., & Day, R. R. (1997). Extensive reading: What is it? Why bother?. LANGUAGE TEACHER-KYOTO-JALT-, 21, 6-8.
- Mason, B., & Krashen, S. (1997). Extensive reading in English as a foreign language. System, 25(1), 91-102.
Excelente