© Rubens Queiroz de Almeida
Qualquer tipo de conhecimento que queiramos dominar em nossas vidas traz consigo diversos desafios. O mesmo ocorre com o aprendizado de idiomas, são diversos os obstáculos e muitos estudantes ficam pelo caminho, pensando que esses obstáculos são intransponíveis.
Conhecer e entender quais são estes obstáculos pode nos ajudar a vencê-los. O idioma em si não é a maior dificuldade, as muitas crenças limitantes que o sistema educacional incute em nós é um dos maiores problemas e várias destas crenças já foram abordadas em outros artigos desta newsletter.
Stephen Krashen é um linguista e professor emérito na Universidade do Sul da Califórnia, renomado por suas contribuições significativas no campo da aquisição de segunda língua. Ele é mais conhecido por desenvolver a teoria do “Input Compreensível”, a qual destaca que os alunos aprendem mais eficazmente quando expostos a materiais que são ligeiramente mais avançados do que o seu nível atual, mas ainda compreensíveis.
Em seu trabalho Krashen identifica vários obstáculos que os aprendizes de inglês frequentemente enfrentam. Abaixo estão alguns dos principais obstáculos de acordo com sua teoria:
- Falta de Compreensibilidade: Krashen enfatiza a importância do input compreensível, ou seja, aprender através de conteúdos que os alunos conseguem entender, mesmo que parcialmente. A ausência de materiais apropriados reduz o aprendizado, já que os alunos se beneficiam mais quando o conteúdo é um pouco acima do seu nível atual, mas ainda compreensível.
- Ansiedade e Falta de Motivação: Dentro de sua hipótese do filtro afetivo, Krashen sugere que altos níveis de ansiedade, falta de confiança ou motivação baixa podem bloquear o aprendizado eficaz. Alunos que estão relaxados e motivados tendem a absorver mais do que aqueles que se sentem estressados ou intimidados.
- Foco Excessivo em Regras Gramaticais: A teoria de Krashen argumenta contra o ensino direto focalizado em gramática, afirmando que ele pode criar barreiras ao aprendizado natural da língua. Obsessão por correção gramatical pode atrapalhar a fluência, pois impede os alunos de usarem o idioma livremente e de cometer erros necessários para o aprendizado.
- Falta de Prática Natural e Significativa: O aprendizado ocorre em ambientes naturais onde a língua é usada para comunicação autêntica, não apenas como exercício acadêmico. Obstáculos surgem quando os alunos não têm a oportunidade de usar o inglês em contextos práticos e relevantes.
- Limitações do Output: Krashen destaca que o principal motor para a aquisição de línguas é a compreensão de input, não a produção. No entanto, sem a oportunidade de experimentar e utilizar o inglês falado ou escrito, os alunos podem sentir que não estão progredindo.
Confrontar esses obstáculos implica criar um ambiente rico em materiais compreensíveis, onde os alunos estejam relaxados e motivados, e onde eles possam interagir em inglês por meio de práticas significativas, o que gera um processo de aprendizagem mais natural e eficaz.