Photo by Bewakoof.com Official on Unsplash
© Rubens Queiroz de Almeida
Podemos aperfeiçoar a nossa compreensão do inglês falado de duas formas: ativa e passiva.
No artigo da semana passada, abordamos a técnica passiva, ou seja, você ouve a língua inglesa enquanto está fazendo outras coisas. Estas atividades são aquelas que não exigem a nossa atenção constante, são coisas que requerem pouca atenção ou que já fazemos de forma automática, como lavar a louça, cozinhar, caminhar, etc.
A aprendizagem passiva se caracteriza pelo fato de que não nos importamos se deixamos de entender uma ou outra palavra, estamos focados em entender o melhor possível, mas não paramos para repetir trechos do áudio. Deixamos a coisa correr naturalmente, com o objetivo de nos familiarizarmos com o som da língua inglesa.
Já a prática ativa da compreensão exige mais atenção e realmente precisamos nos esforçar em entender o máximo que pudermos.
Todas as semanas eu publico no portal Aprendendo Inglês diversos vídeos com a transcrição em inglês e a tradução para o português. São vídeos que seleciono do Youtube ou do portal TED.COM.
O Youtube oferece a transcrição automática, por meio de um software de conversão de áudio para texto. Estes softwares funcionam muito bem, porém às vezes interpretam erradamente o que é dito no vídeo.
Se você está iniciando seus estudos, precisa tomar cuidado com a frustração e os pensamentos negativos que nunca conseguirá entender o inglês falado. No princípio tudo parece muito difícil, mas com o tempo você conseguirá fazer enormes progressos. Não desista.
Antes de começar nestas atividades, é importante que você já tenha adquirido um vocabulário básico de aproximadamente 2.000 palavras, e tenha também se familiarizado com a pronúncia destas palavras.
A técnica a ser usada é aquela que melhor funciona para você, mas em linhas gerais, observe as seguintes diretrizes:
- Não existe uma correspondência total entre a grafia das palavras e sua pronúncia. Uma mesma vogal quando colocada em palavras diferentes terá uma pronúncia também diferente (ex. game, apple, father) Americanos e ingleses também pronunciam as palavras de forma diferente, o que contribui mais um pouquinho para aumentar a confusão.
- Falantes nativos ligam as palavras umas com as outras, e neste processo algumas vogais ou consoantes podem deixar de ser pronunciadas:
“I’m going to live” se transforma em “I’m gonna live.” - Estude em intervalos não maiores do que 30 minutos. A nossa capacidade de concentração cai muito depois de um período de estudo superior a 30 minutos. Acerte o cronômetro do seu celular para tocar a cada 30 minutos. Esgotados os 30 minutos, levante-se e faça atividades que não tenham nada a ver com a prática da compreensão. Faça alongamentos, converse com alguém, caminhe por alguns minutos, e depois retorne para outro bloco de 30 minutos.
- Escolha, sempre que possível, áudios que abordem assuntos com os quais você já está familiarizado. Isto faz uma diferença enorme, nem sempre a nossa compreensão da língua inglesa depende exclusivamente dos sons, o conhecimento que trazemos conosco ajuda muito na compreensão.
Estas são recomendações preliminares. Basicamente, para desenvolver a sua compreensão, você vai escolher um vídeo e tentar identificar o máximo de palavras/frases que puder. Vale ir e voltar no vídeo/áudio quantas vezes quiser.
Importante, celebre suas vitórias, não existe derrota nesta estratégia. A sua compreensão vai aumentar com o tempo, e isto é garantido. Não importa quanto de um vídeo ou áudio você tenha entendido, tudo que você conseguir é uma vitória que deve ser celebrada.
Mas como você vai saber se está progredindo? Defina um prazo para ouvir novamente um vídeo/áudio com o qual você já tenha trabalhado. Você verá que na segunda vez a sua compreensão será diferenciada. Isso é um progresso. É claro, que isto só vai ocorrer, se você tiver consistência e praticar todos os dias. Não tem mistério.
Tente praticar no mínimo 15 minutos todos os dias, e não mais do que uma hora. Ouvir ativamente é uma atividade cansativa e é importante que você varie seus estudos. Se você tiver disponibilidade, varie seus estudos, leia livros, leia trechos em voz alta, selecione frases que você achar legais e coloque-as no Anki, enfim, use a sua criatividade.
Em linhas gerais é isto, mas você deve determinar a forma de estudo que mais lhe agrade, que funcione melhor para você. Só não vale desistir, certo?