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© Rubens Queiroz de Almeida
Em uma estimativa conservadora, 90% das pessoas que começam um curso de inglês desistem no meio do caminho, ou pior, desistem logo no primeiro semestre de estudos.
Será que isso é normal? Certamente que não. É uma quantidade enorme de recursos gastos em mensalidades, material escolar, livros didáticos, transporte e tempo.
Mas por que será que isso acontece? Existem várias razões, mas a principal delas é que as escolas tradicionais não tratam o estudante como um indivíduo. Se somos diferentes, se vemos o mundo de maneira diferente, se temos experiências de vida diferentes, como uma receita única, para absolutamente TODOS os estudantes, poderia funcionar?
Para que o aprendizado da língua inglesa ou qualquer outro idioma realmente funcione, antes de qualquer coisa, a escola deveria perguntar: “o que VOCÊ precisa aprender?”
Por exemplo, podemos aprender inglês apenas para leitura. Para dominar esta habilidade, já foi comprovado inúmeras vezes, que aprendendo um número pequeno de palavras, e adotando as estratégias corretas, podemos entender grande parte dos textos em inglês.
Da mesma forma, se o meu objetivo é adquirir habilidades básicas de conversação para poder viajar com autonomia, posso focar diretamente na aquisição do vocabulário e das frases mais comumente usadas nestas situações
Na minha pesquisa para escrever o livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, eu descobri o seguinte:
Número total de palavras | 6.615.271 |
Número total de palavras diferentes | 103.590 |
Número de palavras que ocorrem menos de dez vezes | 78.332 |
De forma resumida, eu combinei 1.032 livros do Projeto Gutenberg em um arquivo que continha 6.615.271 palavras. Entretanto, de todas estas palavras, eu consegui extrair apenas 103.590 palavras diferentes, e ainda mais surpreendente, 78.332 palavras ocorriam menos de dez vezes.
Esta é uma lição importante, precisamos ser seletivos na escolha do vocabulário que queremos incorporar. Por qual razão eu deveria dedicar tempo a estudar as 78.332 palavras que aparecem menos de dez vezes em um universo contendo mais de 6 milhões de palavras?
Até agora eu quis demonstrar, de uma forma rápida, a importância da autonomia nos estudos da língua inglesa. Praticamente nenhuma escola tradicional vai te informar destes fatos, e existem muitos outros.
Quando você se matricula em uma escola tradicional, você está colocando toda a responsabilidade na escola, você vai consumir o material que está no livro didático que foi escrito por alguém que nunca te viu, vai fazer os exercícios que estão no workbook, vai frequentar as aulas duas vezes por semana em média, e se der sorte e não desistir, talvez em 8 anos você se torne fluente.
Encontre sua motivação, procure material que lhe dê prazer e que lhe ensine coisas úteis além do idioma que você está estudando. Se você se libertar e buscar o seu próprio caminho, valorizando a sua autonomia, em 3 anos, e possivelmente até bem menos do que isso, você estará se comunicando com fluência na língua inglesa.