© Rubens Queiroz de Almeida
O processo de aprendizado de um idioma é repleto de altos e baixos. O que a maioria de nós não sabe, é que esses altos e baixos são perfeitamente normais e não refletem uma incapacidade ou deficiência de nossa parte.
Quando começamos a aprender um idioma estrangeiro os primeiros meses são extremamente animadores, pois existe uma infinidade de coisas a serem aprendidas. Para quem está saindo do zero o progresso é visível e encorajador.
Entretanto, após dominarmos as estruturas básicas e o vocabulário essencial, pode parecer que estamos progredindo muito mais lentamente. Muitos pensam até mesmo que o progresso nos estudos parou totalmente, o que absolutamente não é verdade.
Este sentimento de estagnação é tão impactante, que muitos alunos desistem de seus estudos neste ponto, e levam para suas vidas o sentimento de inadequação e incompetência para aprender idiomas.
Este fenômeno de aprendizado é tão comum que até recebe um nome: plateau de aprendizado.
Precisamos entender que esta sensação de estagnação é temporária e muitos alunos vivenciam um salto significativo em sua competência no idioma depois de algum tempo.
Por que será que isso acontece? Uma possível explicação é que o nosso cérebro precisa de um tempo para processar toda a informação que recebe e durante esse tempo de processamento nos sentimos estagnados. Após este tempo, quando toda a informação recebida finalmente se acomoda em nossos cérebros, ocorre o salto de nossa competência no idioma.
Entender a fundo o processo de aprendizado de idiomas não se resume apenas a celebrar os momentos de triunfo e avanço, mas também a reconhecer e enfrentar os desafios que se interpõem em nossa trajetória. Em qualquer situação, o importante é não desistir e manter nossa rotina de estudos.
A jornada para aprender um novo idioma é repleta de altos e baixos. O importante é entender que as fases de estagnação são apenas uma parte da trajetória. Com determinação, flexibilidade e as estratégias certas, não só superaremos o “plateau”, como também encontraremos um caminho mais enriquecedor rumo à fluência. E ao fazer isso, ampliaremos nossa conexão com o mundo e as inúmeras culturas que ele abriga. Pense nisso! 😊
Muito sucesso para você! 😊
Existem estudos que podem explicar, e porque não dizer ajudar, a questão dos altos e baixos do aprendizado de idiomas e de outros aprendizados e comportamentos.
Não é minha área, mas tenho lido e estudado a questão das “amígdalas cerebelosas” e como as modernas tecnologias e redes sociais estão moldando o comportamento das pessoas através da atuação sobre o funcionamento desta “pequena amêndoa” do cérebro.
#FicaaDICA !!!