© Rubens Queiroz de Almeida

Em diversas ocasiões, tanto nos meus textos quanto em meus vídeos, eu tenho enfatizado a importância de se definir metas para alcançarmos nossos objetivos, especialmente para o aprendizado da língua inglesa.

Eu tomei conhecimento do termo “força atrativa da meta” ao ler o livro “Como Desenvolver a Memória, de autoria de Joyce D. Brothers.

Em sua página 116, ela cita um experimento interessante, que ilustra brilhantemente este conceito:

Uma das experiências realizadas a respeito envolvia um grupo de fazendeiros em um campo de trigo. Todos sabiam manejar uma foice com perícia. Os fazendeiros foram divididos em dois grupos e os grupos começaram a trabalhar em lados opostos de um grande campo de trigo. A única diferença era que em um lado do campo havia bandeiras vermelhas de dez em dez metros. Os dois grupos começaram a ceifar o trigo no mesmo instante. Verificou-se,entretanto, que o grupo que trabalhava no lado do campo, marcado com bandeiras, trabalhava muito mais depressa. Além disso, quanto mais perto estavam de uma das bandeiras, maior era a eficiência do serviço. A experiência foi repetida no dia seguinte, invertendo-se os grupos. Desta vez o segundo grupo — agora trabalhando no lado marcado — saiu-se melhor do que o primeiro.

O livro é bastante antigo, foi publicado em 1957. Eu tentei localizar a origem deste estudo, porém não tive sucesso.

Entretanto este é um tema amplamente estudado e validado de diversas formas.

Teoria da Definição de Metas, de Edwin Locke e Gary Latham, uma das mais influentes no campo da psicologia organizacional e do trabalho, propõe que metas específicas e desafiadoras levam a um desempenho superior quando comparadas a metas fáceis, genéricas ou inexistentes.

A pesquisa de Locke e Latham, iniciada nos anos 1960 e desenvolvida ao longo de décadas, fornece ampla evidência empírica sobre como a definição de metas influencia a motivação e o desempenho das pessoas.

Um dos estudos realizados por Locke na década de 1960 envolveu trabalhadores em uma empresa de logística que foram divididos em grupos, com alguns sendo instruídos a estabelecer metas específicas para a quantidade de carga que deveriam processar. Os resultados mostraram que trabalhadores com metas específicas e desafiadoras apresentaram desempenho significativamente melhor do que aqueles sem metas claras, apoiando a ideia de que a definição de metas claras e desafiadoras pode servir como uma poderosa ferramenta motivacional.

Além disso, estudos subsequentes em várias disciplinas, incluindo educação, psicologia esportiva e gestão de negócios, continuaram a explorar e confirmar a importância das metas na melhoria do desempenho. Esses estudos variam em metodologia, desde experimentos controlados em laboratório até estudos de campo em organizações reais, mas consistentemente apoiam a noção de que metas específicas, desafiadoras e claramente definidas podem servir como poderosos motivadores para melhorar o desempenho individual e de equipes.

No exemplo do livro de Joyce D. Brothers, as bandeiras funcionaram como metas tangíveis e visíveis, incentivando os fazendeiros a aumentar sua eficiência à medida que se aproximavam de cada uma delas. A força atrativa da meta, portanto, reside na capacidade de transformar nossa percepção do esforço necessário para alcançar um objetivo, tornando o processo mais motivador e, consequentemente, mais eficiente.

Para aplicar a força atrativa da meta aos estudos de inglês, é essencial definir objetivos claros e mensuráveis. Isso pode ser feito estabelecendo metas específicas de aprendizado, como dominar um determinado número de palavras novas por semana, ler um livro em inglês a cada semana, ou conseguir manter uma conversa de 15 minutos em inglês com um falante nativo. Essas metas funcionam como as bandeiras vermelhas no campo de trigo, oferecendo pontos de referência visíveis que nos motivam a avançar.

Além de definir metas claras, é importante dividir o processo de aprendizagem em etapas menores, marcando pequenas “bandeiras” ao longo do caminho. Isso pode envolver a divisão de um livro didático em seções, a utilização de aplicativos de aprendizado de idiomas que oferecem recompensas por lições completadas, ou a participação em desafios de aprendizado com metas diárias ou semanais. Essas etapas menores não apenas tornam o objetivo final mais acessível, mas também proporcionam satisfação e motivação constantes à medida que cada mini-meta é alcançada.

Outro aspecto crucial é a visualização do progresso. Assim como as bandeiras no campo forneciam aos fazendeiros uma indicação visual de seu avanço, os estudantes de inglês podem se beneficiar de métodos que permitem visualizar seu progresso. Isso pode ser feito por meio de gráficos de desempenho, diários de aprendizado ou aplicativos que rastreiam o tempo dedicado ao estudo e as conquistas alcançadas. Ver o próprio avanço materializado pode ser extremamente motivador e reforçar a força atrativa da meta.

Por fim, é essencial celebrar cada conquista, não importa quão pequena ela seja. Reconhecer e comemorar cada passo dado em direção à fluência em inglês reforça a motivação e alimenta o desejo de continuar avançando. Seja recompensando-se com algo que você gosta após alcançar uma meta de estudo, seja compartilhando seu progresso com amigos ou em comunidades de aprendizado de idiomas, cada celebração atua como um lembrete do quão longe você já chegou e do quão capaz é de alcançar suas metas finais.

Cabe destacar também que nos dias de hoje, em que os recursos para aprendizado da língua inglesa são abundantes e diversificados, disponíveis em sua maior parte de forma gratuita na Internet, a ausência de metas de longo, médio e curto prazo podem nos levar à paralisia e desorientação. Com tanto material disponível, se não tivermos um plano, o resultado mais provável é a interrupção dos estudos, resultando em frustração e possivelmente um sentimento de inadequação e incapacidade.

Em resumo, ao aplicar a força atrativa da meta ao aprendizado de inglês, definindo objetivos claros, dividindo o processo em etapas menores, visualizando o progresso e celebrando cada conquista, podemos transformar a maneira como estudamos. Essa abordagem não apenas torna o processo de aprendizado mais eficiente e agradável, mas também nos aproxima passo a passo da fluência no idioma, provando que, com as metas certas à vista, nossa capacidade de alcançar grandes feitos é imensurável.

Referências

Muito sucesso para você 😊

Um comentário sobre “A Força Atrativa da Meta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *