Em 1905, os psicólogos Alfred Binet e Théodore Simon desenvolveram um teste para crianças com dificuldades escolares na França. Projetado para determinar quais crianças precisavam de atenção individualizada, seu método formou a base do moderno teste de QI. Então, como funcionam os testes de QI e são eles um verdadeiro reflexo da inteligência? Stefan C. Dombrowski explora como os testes foram usados ao longo da história.
Audio | |
---|---|
Normal | Slow |
English Transcript | Tradução |
In 1905, psychologists Alfred Binet and Théodore Simon designed a test for children who were struggling in school in France. | Em 1905, os psicólogos Alfred Binet e Théodore Simon criaram um teste para crianças que estavam tendo dificuldades na escola na França. |
Designed to determine which children required individualized attention, their method formed the basis of the IQ test. | Projetado para determinar quais crianças necessitavam de atenção individualizada, seu método formou a base do teste de QI. |
Beginning in the late 19th century, researchers hypothesized that cognitive abilities like verbal reasoning, working memory, and visual-spatial skills reflected an underlying general intelligence, or g factor. | A partir do final do século XIX, pesquisadores hipotetizaram que habilidades cognitivas como raciocínio verbal, memória de trabalho e habilidades visuo-espaciais refletiam uma inteligência geral subjacente, ou fator g. |
Simon and Binet designed a battery of tests to measure each of these abilities and combine the results into a single score. | Simon e Binet projetaram uma bateria de testes para medir cada uma dessas habilidades e combinar os resultados em uma única pontuação. |
Questions were adjusted for each age group, and a child’s score reflected how they performed relative to others their age. | As perguntas foram ajustadas para cada faixa etária, e a pontuação de uma criança refletia como ela se saía em relação a outras da mesma idade. |
Dividing someone’s score by their age and multiplying the result by 100 yielded the intelligence quotient, or IQ. | Dividir a pontuação de alguém pela sua idade e multiplicar o resultado por 100 resultava no quociente de inteligência, ou QI. |
Today, a score of 100 represents the average of a sample population, with 68% of the population scoring within 15 points of 100. | Hoje, uma pontuação de 100 representa a média de uma população amostral, com 68% da população pontuando dentro de 15 pontos de 100. |
Simon and Binet thought the skills their test assessed would reflect general intelligence. | Simon e Binet acreditavam que as habilidades avaliadas pelo seu teste refletiriam a inteligência geral. |
But both then and now, there’s no single agreed upon definition of general intelligence. | Mas tanto naquela época quanto agora, não há uma definição única e consensual de inteligência geral. |
And that left the door open for people to use the test in service of their own preconceived assumptions about intelligence. | E isso deixou a porta aberta para que as pessoas usassem o teste para servir a seus próprios preconceitos sobre inteligência. |
What started as a way to identify those who needed academic help quickly became used to sort people in other ways, often in service of deeply flawed ideologies. | O que começou como uma forma de identificar aqueles que precisavam de ajuda acadêmica rapidamente passou a ser usado para classificar pessoas de outras maneiras, muitas vezes a serviço de ideologias profundamente falhas. |
One of the first large-scale implementations occurred in the United States during WWI, when the military used an IQ test to sort recruits and screen them for officer training. | Uma das primeiras implementações em larga escala ocorreu nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, quando o exército usou um teste de QI para classificar recrutas e selecioná-los para treinamento de oficiais. |
At that time, many people believed in eugenics, the idea that desirable and undesirable genetic traits could and should be controlled in humans through selective breeding. | Naquela época, muitas pessoas acreditavam na eugenia, a ideia de que características genéticas desejáveis e indesejáveis poderiam e deveriam ser controladas em humanos através da reprodução seletiva. |
There were many problems with this line of thinking, among them the idea that intelligence was not only fixed and inherited, but also linked to a person’s race. | Havia muitos problemas com essa linha de pensamento, entre eles a ideia de que a inteligência não era apenas fixa e herdada, mas também ligada à raça de uma pessoa. |
Under the influence of eugenics, scientists used the results of the military initiative to make erroneous claims that certain racial groups were intellectually superior to others. | Sob a influência da eugenia, cientistas usaram os resultados da iniciativa militar para fazer afirmações errôneas de que certos grupos raciais eram intelectualmente superiores a outros. |
Without taking into account that many of the recruits tested were new immigrants to the United States who lacked formal education or English language exposure, they created an erroneous intelligence hierarchy of ethnic groups. | Sem levar em conta que muitos dos recrutas testados eram novos imigrantes nos Estados Unidos que não tinham educação formal ou exposição ao idioma inglês, eles criaram uma hierarquia de inteligência errônea entre grupos étnicos. |
The intersection of eugenics and IQ testing influenced not only science, but policy as well. | A interseção da eugenia e dos testes de QI influenciou não apenas a ciência, mas também a política. |
In 1924, the state of Virginia created policy allowing for the forced sterilization of people with low IQ scores — a decision the United States Supreme Court upheld. | Em 1924, o estado da Virgínia criou uma política que permitia a esterilização forçada de pessoas com baixas pontuações de QI — uma decisão que a Suprema Corte dos Estados Unidos manteve. |
In Nazi Germany, the government authorized the murder of children based on low IQ. | Na Alemanha nazista, o governo autorizou o assassinato de crianças com base em baixos QIs. |
Following the Holocaust and the Civil Rights Movement, the discriminatory uses of IQ tests were challenged on both moral and scientific grounds. | Após o Holocausto e o Movimento dos Direitos Civis, os usos discriminatórios dos testes de QI foram desafiados tanto em bases morais quanto científicas. |
Scientists began to gather evidence of environmental impacts on IQ. | Cientistas começaram a reunir evidências dos impactos ambientais no QI. |
For example, as IQ tests were periodically recalibrated over the 20th century, new generations scored consistently higher on old tests than each previous generation. | Por exemplo, à medida que os testes de QI eram periodicamente recalibrados ao longo do século XX, novas gerações pontuavam consistentemente mais alto em testes antigos do que cada geração anterior. |
This phenomenon, known as the Flynn Effect, happened much too fast to be caused by inherited evolutionary traits. | Esse fenômeno, conhecido como Efeito Flynn, aconteceu rápido demais para ser causado por traços evolutivos herdados. |
Instead, the cause was likely environmental — improved education, better healthcare, and better nutrition. | Em vez disso, a causa era provavelmente ambiental — educação melhorada, melhor assistência médica e melhor nutrição. |
In the mid-twentieth century, psychologists also attempted to use IQ tests to evaluate things other than general intelligence, particularly schizophrenia, depression, and other psychiatric conditions. | No meio do século XX, psicólogos também tentaram usar testes de QI para avaliar coisas além da inteligência geral, particularmente esquizofrenia, depressão e outras condições psiquiátricas. |
These diagnoses relied in part on the clinical judgment of the evaluators, and used a subset of the tests used to determine IQ — a practice later research found does not yield clinically useful information. | Esses diagnósticos dependiam em parte do julgamento clínico dos avaliadores e usavam um subconjunto dos testes usados para determinar o QI — uma prática que pesquisas posteriores descobriram não fornecer informações clinicamente úteis. |
Today, IQ tests employ many similar design elements and types of questions as the early tests, though we have better techniques for identifying potential bias in the test. | Hoje, os testes de QI empregam muitos elementos de design e tipos de perguntas semelhantes aos testes antigos, embora tenhamos melhores técnicas para identificar possíveis vieses no teste. |
They’re no longer used to diagnose psychiatric conditions. | Eles não são mais usados para diagnosticar condições psiquiátricas. |
But a similarly problematic practice using subtest scores is still sometimes used to diagnose learning disabilities, against the advice of many experts. | Mas uma prática igualmente problemática usando pontuações de subtestes ainda é às vezes usada para diagnosticar dificuldades de aprendizagem, contra o conselho de muitos especialistas. |
Psychologists around the world still use IQ tests to identify intellectual disability, and the results can be used to determine appropriate educational support, job training, and assisted living. | Psicólogos ao redor do mundo ainda usam testes de QI para identificar deficiência intelectual, e os resultados podem ser usados para determinar suporte educacional apropriado, treinamento profissional e vida assistida. |
IQ test results have been used to justify horrific policies and scientifically baseless ideologies. | Os resultados dos testes de QI foram usados para justificar políticas horríveis e ideologias cientificamente infundadas. |
That doesn’t mean the test itself is worthless — in fact, it does a good job of measuring the reasoning and problem-solving skills it sets out to. | Isso não significa que o teste em si seja inútil — na verdade, ele faz um bom trabalho ao medir as habilidades de raciocínio e resolução de problemas que se propõe a medir. |
But that isn’t the same thing as measuring a person’s potential. | Mas isso não é o mesmo que medir o potencial de uma pessoa. |
Though there are many complicated political, historical, scientific, and cultural issues wrapped up in IQ testing, more and more researchers agree on this point, and reject the notion that individuals can be categorized by a single numerical score. | Embora haja muitas questões políticas, históricas, científicas e culturais complicadas envolvidas nos testes de QI, cada vez mais pesquisadores concordam nesse ponto e rejeitam a noção de que indivíduos podem ser categorizados por uma única pontuação numérica. |
Contagem de palavras
A tabela abaixo exibe as palavras encontradas nesta música/vídeo/texto, bem como o número de vezes em que aparecem.
Veja também: Para que serve esta tabela?
Freq. | Palavra | Freq. | Palavra | Freq. | Palavra |
---|---|---|---|---|---|
46 | the | 27 | of | 27 | and |
22 | to | 17 | in | 15 | iq |
15 | a | 10 | that | 9 | used |
9 | tests | 8 | test | 8 | intelligence |
7 | were | 7 | for | 6 | on |
6 | many | 6 | as | 5 | their |
5 | score | 5 | s | 5 | but |
4 | results | 4 | people | 4 | general |
4 | by | 4 | be | 3 | with |
3 | who | 3 | use | 3 | united |
3 | this | 3 | they | 3 | there |
3 | states | 3 | skills | 3 | single |
3 | simon | 3 | psychologists | 3 | other |
3 | or | 3 | not | 3 | eugenics |
3 | each | 3 | determine | 3 | designed |
3 | children | 3 | century | 3 | binet |
3 | better | 3 | an | 3 | age |
2 | was | 2 | traits | 2 | training |
2 | today | 2 | though | 2 | these |
2 | them | 2 | than | 2 | th |
2 | testing | 2 | t | 2 | still |
2 | sort | 2 | service | 2 | scores |
2 | scientists | 2 | scientific | 2 | researchers |
2 | reflected | 2 | recruits | 2 | reasoning |
2 | questions | 2 | psychiatric | 2 | practice |
2 | potential | 2 | population | 2 | policy |
2 | person | 2 | others | 2 | only |
2 | no | 2 | new | 2 | more |
2 | military | 2 | measuring | 2 | low |
2 | job | 2 | it | 2 | is |
2 | into | 2 | inherited | 2 | ideologies |
2 | identify | 2 | idea | 2 | have |
2 | groups | 2 | erroneous | 2 | environmental |
2 | education | 2 | does | 2 | diagnose |
2 | created | 2 | conditions | 2 | can |
2 | both | 2 | also | 2 | abilities |
1 | yielded | 1 | yield | 1 | wwi |
1 | wrapped | 1 | would | 1 | worthless |
1 | world | 1 | working | 1 | without |
1 | within | 1 | which | 1 | when |
1 | what | 1 | well | 1 | we |
1 | ways | 1 | way | 1 | visual |
1 | virginia | 1 | verbal | 1 | using |
1 | uses | 1 | useful | 1 | upon |
1 | upheld | 1 | up | 1 | undesirable |
1 | underlying | 1 | under | 1 | types |
1 | twentieth | 1 | too | 1 | time |
1 | through | 1 | thought | 1 | those |
1 | thinking | 1 | things | 1 | thing |
1 | théodore | 1 | then | 1 | tested |
1 | techniques | 1 | taking | 1 | supreme |
1 | support | 1 | superior | 1 | subtest |
1 | subset | 1 | struggling | 1 | sterilization |
1 | state | 1 | started | 1 | spatial |
1 | sometimes | 1 | someone | 1 | solving |
1 | similarly | 1 | similar | 1 | should |
1 | sets | 1 | selective | 1 | screen |
1 | scoring | 1 | scored | 1 | scientifically |
1 | science | 1 | school | 1 | schizophrenia |
1 | scale | 1 | sample | 1 | same |
1 | rights | 1 | result | 1 | research |
1 | required | 1 | represents | 1 | relied |
1 | relative | 1 | reject | 1 | reflect |
1 | recalibrated | 1 | re | 1 | racial |
1 | race | 1 | quotient | 1 | quickly |
1 | problems | 1 | problematic | 1 | problem |
1 | previous | 1 | preconceived | 1 | political |
1 | policies | 1 | points | 1 | point |
1 | phenomenon | 1 | periodically | 1 | performed |
1 | particularly | 1 | part | 1 | own |
1 | over | 1 | out | 1 | open |
1 | one | 1 | old | 1 | often |
1 | officer | 1 | occurred | 1 | nutrition |
1 | numerical | 1 | now | 1 | notion |
1 | needed | 1 | nazi | 1 | murder |
1 | multiplying | 1 | much | 1 | movement |
1 | moral | 1 | mid | 1 | method |
1 | memory | 1 | measure | 1 | mean |
1 | make | 1 | longer | 1 | living |
1 | linked | 1 | line | 1 | likely |
1 | like | 1 | left | 1 | learning |
1 | later | 1 | late | 1 | large |
1 | language | 1 | lacked | 1 | known |
1 | justify | 1 | judgment | 1 | itself |
1 | issues | 1 | isn | 1 | intersection |
1 | intellectually | 1 | intellectual | 1 | instead |
1 | initiative | 1 | information | 1 | influenced |
1 | influence | 1 | individuals | 1 | individualized |
1 | improved | 1 | implementations | 1 | impacts |
1 | immigrants | 1 | identifying | 1 | hypothesized |
1 | humans | 1 | how | 1 | horrific |
1 | holocaust | 1 | historical | 1 | higher |
1 | hierarchy | 1 | help | 1 | healthcare |
1 | happened | 1 | group | 1 | grounds |
1 | government | 1 | good | 1 | germany |
1 | genetic | 1 | generations | 1 | generation |
1 | gather | 1 | g | 1 | france |
1 | found | 1 | formed | 1 | formal |
1 | forced | 1 | following | 1 | flynn |
1 | flawed | 1 | fixed | 1 | first |
1 | fast | 1 | factor | 1 | fact |
1 | exposure | 1 | experts | 1 | example |
1 | evolutionary | 1 | evidence | 1 | evaluators |
1 | evaluate | 1 | ethnic | 1 | english |
1 | employ | 1 | elements | 1 | effect |
1 | educational | 1 | early | 1 | during |
1 | door | 1 | doesn | 1 | dividing |
1 | discriminatory | 1 | disability | 1 | disabilities |
1 | diagnoses | 1 | desirable | 1 | design |
1 | depression | 1 | definition | 1 | deeply |
1 | decision | 1 | cultural | 1 | court |
1 | could | 1 | controlled | 1 | consistently |
1 | complicated | 1 | combine | 1 | cognitive |
1 | clinically | 1 | clinical | 1 | claims |
1 | civil | 1 | child | 1 | challenged |
1 | certain | 1 | caused | 1 | cause |
1 | categorized | 1 | breeding | 1 | bias |
1 | believed | 1 | beginning | 1 | began |
1 | been | 1 | became | 1 | battery |
1 | basis | 1 | baseless | 1 | based |
1 | average | 1 | authorized | 1 | attention |
1 | attempted | 1 | at | 1 | assumptions |
1 | assisted | 1 | assessed | 1 | around |
1 | are | 1 | appropriate | 1 | among |
1 | allowing | 1 | alfred | 1 | agreed |
1 | agree | 1 | against | 1 | advice |
1 | adjusted | 1 | account | 1 | academic |
1 | about |