Certamente você já se deparou com vídeos ou textos mencionando os diferentes níveis de proficiência na língua inglesa, como B1, C2, etc. Mas o que representam estes códigos?
Este conhecimento é importante, pois podem representar marcos em seu planejamento, e como bem sabemos, o planejamento e o estabelecimento de metas é fundamental para alcançarmos nossos objetivos.
Os diferentes níveis de conhecimento da língua inglesa são geralmente avaliados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR: Common European Framework of Reference for Languages). Esse sistema divide o conhecimento em seis níveis principais: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Cada nível representa um grau de proficiência nas habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e fala. Veja abaixo uma descrição de cada nível:
Nível | Descrição |
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A1 (Iniciante) | O aluno é capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados simples. Pode apresentar-se e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possui. |
A2 (Básico) | O aluno é capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). Pode comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. |
B1 (Intermediário) | O aluno é capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. Pode produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. |
B2 (Usuário independente) | O aluno é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. Pode exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades. |
C1 (Proficiência operativa eficaz) | O aluno é capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. Pode usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. |
C2 (Domínio pleno) | O aluno é capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. Pode exprimir-se espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas. |
Esses níveis são avaliados por meio de exames específicos, como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System), e Cambridge English Language Assessment. Cada exame possui sua própria metodologia e critérios de avaliação, mas todos seguem as diretrizes gerais do CEFR.
É importante ressaltar que o processo de aprendizagem de uma língua é contínuo e que o tempo necessário para alcançar cada nível pode variar de acordo com diversos fatores, como a dedicação do aluno, a qualidade do ensino, a imersão na língua e as habilidades individuais de aprendizagem.
Muito sucesso para você 😊