Dicas práticas

Histórias em Quadrinhos: O Atalho Divertido para a Fluência em Inglês

© Rubens Queiroz de Almeida

Dentre as muitas estratégias para alcançar a fluência em inglês, a leitura de histórias em quadrinhos é certamente uma das mais poderosas. Eu descobri esta estratégia por acidente. Sempre gostei muito das historinhas da turma do Charlie Brown, Peanuts. Quando eu era muito jovem, sem nem mesmo saber ler, eu vi algumas revistinhas no supermercado e foi amor à primeira vista.

Na minha adolescência e mais tarde, sempre que eu tinha a oportunidade eu comprava as revistas que encontrava nos lugares que frequentava. Quando passei a frequentar aeroportos com mais frequencia, eu tive acesso às versões em inglês.

Inicialmente, eu tinha acesso a poucas revistas, e lia e relia todas elas, várias vezes.

Ao passar a ler as edições em inglês, eu conseguia compreender aproximadamente 60% do texto, mas com as releituras frequentes, com o tempo, conseguia chegar aos 100% de compreensão. Isso não é mágica, as histórias em quadrinhos proporcionam um contexto visual rico para o vocabulário e expressões idiomáticas. As imagens ajudam a esclarecer o significado das palavras, facilitando a compreensão e a retenção. Além disso, os quadrinhos frequentemente usam linguagem coloquial e gírias, expondo os leitores ao inglês do dia a dia.

Outro ponto importante, os diálogos em balões de fala são geralmente concisos, diretos e perfeitos para serem usados em suas interações do dia a dia. Como eu lia a mesma revista um número incontável de vezes, com o tempo eu memorizei praticamente todo o conteúdo das revistas. Desta forma, eu podia usar as frases em minhas interações com falantes da língua inglesa, substituindo uma ou outra palavra para adequar ao contexto da conversa. As histórias em quadrinhos naturalmente cobrem todos os aspectos gramaticais importantes, como os tempos verbais, comparativos, dentre outros, e desta forma, mesmo sem um estudo direcionado para a gramática, você pode internalizar muito facilmente o uso correto do idioma. Com o repertório de frases das revistas a minha fluência deu um salto significativo.

Este é um ponto muito importante, que não me canso de apontar. A expansão do vocabulário deve sempre se dar no contexto de frases, pois o português e o inglês são diferentes. Focar apenas em palavras se traduz em um inglês em que a pessoa usa a estrutura da língua portuguesa.

Adicionalmente, as histórias em quadrinhos também são excelentes para aprender sobre cultura e humor. Muitos quadrinhos refletem aspectos da sociedade e da cultura pop, oferecendo insights valiosos sobre o mundo anglófono.

Além disso, a natureza serializada de muitos quadrinhos incentiva a leitura contínua, criando um hábito de estudo consistente. Os leitores ficam ansiosos para saber o que acontece a seguir, motivando-os a continuar aprendendo.

A variedade de gêneros disponíveis em quadrinhos significa que há algo para todos os gostos, desde super-heróis até dramas históricos. Isso permite que os estudantes escolham material que realmente os interesse, tornando o aprendizado mais envolvente e prazeroso. No meu caso, a minha paixão pelas histórias da turma do Charlie Brown me forneceu a motivação para ler e reler as revistas. Sem a repetição todos os benefícios que descrevi acima não serão alcançados.

Por fim, os quadrinhos são portáteis e acessíveis. Podem ser lidos em qualquer lugar, a qualquer momento, tornando o aprendizado de inglês uma atividade flexível e conveniente.

Aprender inglês com histórias em quadrinhos é uma maneira eficaz, divertida e culturalmente rica de dominar o idioma, oferecendo benefícios que vão muito além das páginas coloridas.

Um comentário sobre “Histórias em Quadrinhos: O Atalho Divertido para a Fluência em Inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *