Dicas práticas

Como o Estado Emocional Impacta Nossa Capacidade de Aprender

© Rubens Queiroz de Almeida

Porque será que cerca de 90% ou mais dos alunos que se matriculam em escolas de inglês tradicionais desistem no meio do caminho? A grande maioria dos alunos não finaliza nem mesmo o primeiro semestre do curso. Isso é realmente uma tragédia.

Assumimos que as escolas de inglês possuem a receita certa. Afinal de contas, se existem tantas escolas, e todas elas utilizam variações da mesma metodologia, então elas devem estar certas, não é? Se algo deu errado, se você se sentiu infeliz ou incompetente, o problema é única e exclusivamente seu. Você não deve ter o gene certo para aprender idiomas, ou já está muito velho, ou algo parecido.

A questão principal é que a mesma receita é aplicada para todos os alunos, mas nós sabemos que não somos todos iguais. Como pode a mesma receita funcionar para milhares ou mesmo milhões de pessoas. É claro que não funciona!

Existem vários fatores determinantes para o sucesso no aprendizado de um idioma, e um dos mais importantes é justamente o aspecto emocional. O estudo de um idioma deve nos trazer prazer, com o prazer vem a motivação e finalmente o sucesso.

O problema é que ninguém nos fala sobre isso. As escolas tradicionais têm um roteiro a seguir e o aspecto emocional raramente ou nunca é levado em consideração.

Existe uma regra de ouro para escapar deste ciclo de frustração. Se você se sentir frustrado nas aulas do curso de inglês no qual se matriculou, o problema nunca é seu, a metodologia é que não é adequada ao seu modo de ser. A escola que você escolheu não é adequada às suas metas. Busque outra forma de aprender inglês. Você sabia que pode aprender inglês sozinho? Existem hoje muitas alternativas, você precisa escolher aquela que lhe traga prazer, curiosidade, e vontade de seguir aprendendo.

Procure criar um ambiente de aprendizagem que promova emoções positivas. Isso pode incluir a criação de um espaço acolhedor, a incorporação de atividades que você considere agradáveis e desafiadoras na medida certa, e o incentivo ao apoio social e à colaboração. Reconhecer e gerenciar as emoções é uma parte essencial para otimizar a sua jornada de aprendizagem e alcançar melhores resultados educacionais.

Quando estamos em um estado emocional positivo, felizes, calmos ou motivados, nosso cérebro está mais receptivo a novas informações. Isso ocorre porque emoções positivas estimulam a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que facilitam a formação de novas conexões neurais, essencialmente “preparando” o cérebro para aprender.

Por outro lado, estados emocionais negativos, como estresse, ansiedade ou tristeza, podem prejudicar a capacidade de concentração e retenção de informações. O estresse, por exemplo, ativa a liberação de cortisol, um hormônio que, em níveis elevados, pode interferir nas funções cognitivas, como atenção e memória. Isso significa que, quando estamos preocupados ou ansiosos, podemos ter mais dificuldade para focar em uma tarefa ou lembrar o que aprendemos.

Além disso, o estado emocional também influencia a motivação. Quando estamos emocionalmente engajados e interessados em um assunto, tendemos a nos dedicar mais e a persistir diante de desafios. Essa motivação intrínseca é fundamental para a aprendizagem eficaz, pois nos impulsiona a explorar, questionar e buscar soluções, enriquecendo o processo educativo.

Importante, apenas você consegue gerenciar os aspectos emocionais do seu aprendizado. Não custa repetir, se não estiver funcionando, a culpa nunca é sua. Todos podemos aprender um idioma estrangeiro. Modifique a sua estratégia sempre que precisar, defina quais são os seus objetivos, planeje, e divirta-se no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *