© Rubens Queiroz de Almeida
Nos dias atuais, o aprendizado de línguas se tornou mais acessível do que nunca. Graças à abundância de materiais de auto-estudo disponíveis online, qualquer pessoa com conexão à internet pode, teoricamente, aprender inglês sem a necessidade de um instrutor formal. Contudo, esse vasto leque de recursos também apresenta um desafio: a possibilidade de fracasso aumenta consideravelmente sem um planejamento adequado. É aqui que o trabalho da Dra. Gail Matthews, uma renomada psicóloga, torna-se relevante.
A Dra. Gail Matthews conduziu uma pesquisa que destacou a importância de definir metas claras e escrevê-las para aumentar as chances de sucesso em qualquer empreendimento. Seu estudo revelou que indivíduos que escrevem suas metas, compartilham-nas com outras pessoas e acompanham o progresso de forma consistente têm uma probabilidade significativamente maior de atingir esses objetivos em comparação com aqueles que apenas pensam em suas intenções.
No estudo, a Dra. Matthews dividiu participantes em diferentes grupos, onde cada grupo seguiu procedimentos específicos relacionados ao estabelecimento de metas. Os grupos variavam desde aqueles que apenas pensavam em seus objetivos até aqueles que escreviam suas metas, compartilhavam-nas com amigos e enviavam atualizações regulares sobre o progresso.
Os resultados mostraram que os participantes que seguiram o processo completo de escrever suas metas, compartilhá-las e reportar constantemente o progresso tiveram uma taxa de sucesso significativamente maior do que aqueles que não tomaram essas medidas. Este exemplo destaca a importância das metas escritas e do compartilhamento como um meio de aumentar a motivação e a responsabilidade pessoal.
Ao aplicar essas lições no contexto do aprendizado de inglês, torna-se evidente que estabelecer metas claras é crucial. Com a riqueza de materiais disponíveis, como aplicativos, vídeos, podcasts, livros e plataformas interativas, é fácil se perder na imensidão de opções sem uma direção definida. Estabelecer metas específicas e alcançáveis, como aprender 20 novas palavras por semana ou fazer uma prática de conversação de 30 minutos diários, pode fornecer um caminho estruturado e motivador.
O auto-estudo é uma realidade viável e potencialmente eficaz. No entanto, sem uma estratégia de metas bem delineada, os estudantes podem se sentir sobrecarregados pela quantidade de informações. Isso pode resultar em desmotivação e abandono dos estudos. A prática de escrever metas, uma técnica advinda do estudo de Matthews, oferece uma bússola para guiar os aprendizes em sua jornada.
Além disso, compartilhar essas metas com amigos ou comunidades online pode gerar um senso de responsabilização e apoio, elementos que ajudam a manter o foco e a determinação. Atualizações regulares sobre o progresso, seja através de um diário de aprendizado ou de conferências entre colegas, também incentivam a continuidade e o ajustamento de estratégias, quando necessário.
Em suma, o aprendizado de inglês pode ser enormemente beneficiado pela aplicação das estratégias propostas pela Dra. Gail Matthews. Ao definir metas claras, escritas e compartilhadas, os estudantes não só conseguem navegar com mais eficiência entre os recursos disponíveis, mas também aumentam significativamente suas chances de sucesso. No vasto mar de informações do auto-estudo, as metas se tornam a âncora e o leme que guiam os aprendizes para a fluência desejada.