Crédito da Imagem: Jerry Wang on Unsplash
Quem já não teve a sensação de que a leitura é uma atividade inútil, visto que retemos muito pouco daquilo que lemos? Nesta bela história aprendemos que os benefícios da leitura vão muito além dos fatos de que nos lembramos de cada livro que lemos.
Audio | |
---|---|
Normal | Slow |
English Transcript | Tradução |
What's the purpose of reading? | Qual é o propósito da leitura? |
Once there a was great teacher who had many students. | Era uma vez um grande professor que tinha muitos alunos. |
Once one of the students came to him and asked ?I have read lots of books but forgotten most of them. What's the purpose of reading? | Uma vez, um dos alunos veio até ele e perguntou: "Eu li muitos livros, mas esqueci a maioria deles. Qual é o propósito da leitura?" |
The teacher didn't give him an answer at that time. | A professora não lhe deu uma resposta naquele momento. |
After few days teacher gave that student a sieve which was in dirty and in very bad condition. | Depois de alguns dias, a professora deu a esse aluno uma peneira que estava suja e em muito mau estado. |
The teacher asked the student to fetch water from a nearby river in this sieve. | A professora pediu ao aluno para buscar água em um rio próximo nesta peneira. |
The student didn't like the idea but he could not refuse his teacher. | O aluno não gostou da ideia, mas não pôde se recusar a atender o professor. |
He went to the river, filled sieve at the river and started his return journey. | Ele foi até o rio, encheu a peneira no rio e começou sua jornada de volta. |
Few feet as he walks, all water in the sieve was drained through holes. | Depois de andar poucos metros, toda a água na peneira foi drenada através dos orifícios. |
Then again he went to the river and filled sieve. | Então, novamente ele foi ao rio e encheu a peneira. |
He did this all day but could not complete the task assigned by his teacher. | Ele fez isso o dia todo, mas não conseguiu completar a tarefa designada por seu professor. |
He returned to the teacher with a sad face and said ? I am unable to fetch water with this sieve. I am failed ? | Ele retornou ao professor com uma cara triste e disse: Não consigo buscar água com esta peneira. Eu falhei? |
His teacher smiled at him. | Seu professor sorriu para ele. |
No! You didn't fail. | Não! Você não falhou. |
Look at the sieve. | Olhe para a peneira. |
It has become like new. It got clean when you were trying to fetch water. | Ficou nova. Ficou limpa quando você estava tentando buscar água. |
The teacher then explained the true motive behind this task. | O professor então explicou o verdadeiro motivo por trás dessa tarefa. |
He said: "Last time you asked me what is the purpose of reading if you don't remember what you read. Now take this example of the sieve." | Ele disse: "Da última vez, você me perguntou qual é o propósito de ler se você não se lembra do que leu. Agora pegue este exemplo da peneira." |
Sieve = Mind | Peneira = Mente |
Water = Knowledge | Água = Conhecimento |
River = Book | River = Livro |
Even if you can't remember its ok! | Mesmo que você não consiga se lembrar, está tudo bem! |
But reading will definitely make your mind sharp. | Mas a leitura definitivamente deixará sua mente mais afiada. |
Reading has a profound impact on our mind, brain. | Ler tem um impacto profundo em nossa mente, cérebro. |
It helps to be a better version of yourself. | Ajuda a ser uma versão melhor de si mesmo. |
This is a subconscious process. | Este é um processo subconsciente. |
The story ends here. | A história termina aqui. |
I have read hundreds of books till date. | Eu li centenas de livros até agora. |
I don't remember all the things from them. | Não me lembro de todas as coisas deles. |
But I certainly know that I am smarter than before and hence I will keep reading. | Mas certamente sei que estou mais esperto do que antes e, portanto, continuarei lendo. |
Contagem de Palavras
A tabela abaixo exibe as palavras encontradas neste texto bem como o número de vezes em que aparecem.
Freq. | Palavra | Freq. | Palavra | Freq. | Palavra |
---|---|---|---|---|---|
21 | the | 9 | teacher | 9 | sieve |
9 | of | 8 | to | 8 | I |
7 | he | 7 | a | 6 | you |
6 | this | 6 | reading | 6 | and |
5 | water | 5 | river | 5 | but |
4 | in | 4 | his | 4 | at |
3 | was | 3 | that | 3 | student |
3 | remember | 3 | read | 3 | purpose |
3 | mind | 3 | it | 3 | him |
3 | fetch | 3 | didn't | 3 | asked |
3 | am | 3 | all | 2 | with |
2 | will | 2 | what's | 2 | what |
2 | went | 2 | time | 2 | then |
2 | them | 2 | task | 2 | students |
2 | said | 2 | once | 2 | not |
2 | like | 2 | is | 2 | if |
2 | have | 2 | has | 2 | from |
2 | filled | 2 | few | 2 | don't |
2 | could | 2 | books | 1 | yourself |
1 | your | 1 | who | 1 | which |
1 | when | 1 | were | 1 | walks |
1 | very | 1 | version | 1 | unable |
1 | trying | 1 | true | 1 | till |
1 | through | 1 | things | 1 | there |
1 | than | 1 | take | 1 | subconscious |
1 | story | 1 | started | 1 | smiled |
1 | smarter | 1 | sharp | 1 | sad |
1 | returned | 1 | return | 1 | refuse |
1 | profound | 1 | process | 1 | our |
1 | one | 1 | on | 1 | ok |
1 | now | 1 | no | 1 | new |
1 | nearby | 1 | motive | 1 | most |
1 | me | 1 | many | 1 | make |
1 | lots | 1 | look | 1 | last |
1 | knowledge | 1 | know | 1 | keep |
1 | journey | 1 | its | 1 | impact |
1 | idea | 1 | hundreds | 1 | holes |
1 | here | 1 | hence | 1 | helps |
1 | had | 1 | great | 1 | got |
1 | give | 1 | gave | 1 | forgotten |
1 | feet | 1 | failed | 1 | fail |
1 | face | 1 | explained | 1 | example |
1 | even | 1 | ends | 1 | drained |
1 | dirty | 1 | did | 1 | definitely |
1 | days | 1 | day | 1 | date |
1 | condition | 1 | complete | 1 | clean |
1 | certainly | 1 | can't | 1 | came |
1 | by | 1 | brain | 1 | book |
1 | better | 1 | behind | 1 | before |
1 | become | 1 | be | 1 | bad |
1 | assigned | 1 | as | 1 | answer |
1 | an | 1 | again | 1 | after |