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Um dos pilares fundamentais do curso de inglês From Zero to Hero é a definição de metas. Isto certamente é surpreendente, pois não tem nada a ver com o idioma em si. Mas explico 😊
No livro Quem somos nós?, na página 46, encontramos a seguinte citação:
(…) a quantidade de informação que entra por meio dos cinco sentidos é impressionante – cerca de 400 bilhões de bits por segundo. Obviamente não recebemos nem processamos conscientemente esta quantidade – pesquisadores afirmam que passam por nossa consciência apenas 2 mil bits (0,00005%) por segundo.
A quantidade de informação que conscientemente processamos, é uma fração ínfima de tudo que chega até nós por meio dos sentidos. A estrutura no cérebro que faz esta filtragem chama-se Sistema Reticular de Ativação. A função deste sistema é justamente filtrar toda esta informação e permitir que tenhamos consciência apenas das informações mais importantes para nós.
E quem decide o que é importante ou não? Você, é claro. Resumidamente, precisamos processar imediatamente qualquer situação que possa constituir um perigo à nossa integridade física e também toda informação que esteja alinhada com aquilo em que acreditamos, a educação que recebemos e nossos objetivos.
Poucas pessoas entendem que a definição de metas é fundamental para o aprendizado da língua inglesa. Quando definimos uma meta, passamos a filtrar toda a informação que possa nos conduzir ao ponto que desejamos atingir. Se você quer aprender inglês e define isto de forma consciente, passará a notar conscientemente tudo aquilo que pode te ajudar a chegar lá.
Dominar um idioma estrangeiro totalmente requer o domínio de quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. Você não precisa desenvolver todas estas habilidades simultaneamente. Ler é uma habilidade que você consegue desenvolver de forma razoavelmente rápida. Em 6 meses ou menos, dependendo da sua dedicação, você já conseguirá ter um bom entendimento de textos (no meu livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa eu apresento uma metodologia para o desenvolvimento da leitura).
Na sequência, eu colocaria a compreensão do inglês falado (ouvir), falar e por último, escrever.
Porque a escrita é o mais difícil? Escrever bem e com fluência em inglês requer que a pessoa escreva bem e com fluência em seu idioma natal. Escrever bem requer a organização de ideias e, é claro, ter ideias. Quem não lê tem muita dificuldade neste ponto.
Você já parou para pensar qual é a sua necessidade mais imediata? Ler, escrever, falar ou ouvir? Se você quer viajar para o exterior e se virar bem por lá, você não precisa aprender a ler ou escrever, precisa focar em falar e ouvir.
Se você é um acadêmico e precisa escrever artigos em inglês, precisa focar na escrita e leitura.
Estes são apenas alguns exemplos, existem muitos outros. A questão é que cada uma destas habilidades requer estratégias diferenciadas de aprendizado.
Ao definir sua meta, você passará a aproveitar cada momento do seu dia para te conduzir com sucesso à sua meta. Você passará a enxergar oportunidades de aprendizado ao longo de todo o seu dia.
A nossa expectativa, ditada pelos métodos comuns de aprendizado, nos diz que só aprendemos quando estamos dentro de uma sala de aula, talvez 2 ou 3 horas por semana. Isto é muito pouco e vai prolongar o seu aprendizado por muitos e muitos anos, o que certamente é excelente para as escolas de idiomas mas não é bom para você.
Concluindo, o aprendizado da língua inglesa não se resume apenas à aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais. É importante que você entenda porque quer aprender, defina metas, faça seu planejamento, e se livre dos diversos mitos sobre o aprendizado que internalizamos ao longo dos anos. Desta forma, o seu sistema de ativação reticular, que agora você já sabe o que é, vai te ajudar enormemente em seus projetos de vida.
Assista também com atenção o vídeo The Reticular Activating System, que explica em mais detalhes esta importante estrutura cerebral.